quarta-feira, 30 de abril de 2008

UBES promove 1º Encontro Municipal de grêmios


O objetivo é realizar mil etapas municipais por todo o País. Após essa fase, a entidade convocará um encontro regional, para então realizar um grande encontro nacional

Articular e fortalecer o movimento estudantil na sua base. Esse é o objetivo do 1º Encontro Municipal de Grêmios da UBES, que desde o dia 29 de março mobiliza estudantes secundaristas de todo o País.

Os interessados em participar têm até março do ano que vem para realizar os encontros municipais. Qualquer estudante pode garantir seu espaço no Encontro. Se a sua escola já tem um grêmio basta procurar a UBES para comunicar a data do encontro.

Se a escola não tem grêmio será necessário montar um. Neste caso, os estudantes também estão aptos a participar. É só montar uma comissão pró-grêmio, em que constem as chapas e a comissão eleitoral.

O diretor de Relações Institucionais da UBES, Thiago Mayworn informou que ao final das etapas municipais a entidade vai promover encontros nas cinco regiões do País. "Essa fase será preparatória para o encontro nacional de grêmios que pretendemos realizar".

Segundo Thiago os encontros municipais tem um importante papel "Baseado neles faremos um cadastro de todos os grêmios do País. Por isso é tão importante que todos participem. Pretendemos também, em um segundo momento, realizar um encontro nacional para conhecer as demandas dos estudantes de cada estado e garantir que todos tenham o direito de participar ativamente da vida escolar".

O que é o Grêmio Estudantil?
O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade.

O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

Por isso, é importante deixar claro que um de seus principais objetivos é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras dentro da escola.

Para resumir: um Grêmio Estudantil pode fazer muitas coisas, desde organizar festas nos finais de semana até exigir melhorias na qualidade do ensino. Ele tem o potencial de integrar mais os alunos entre si, com toda a escola e com a comunidade.

Clique aqui e baixe a Lei, a Ata e o Estatuto de grêmios livres

Contato Thiago Mayworn (11)8179-1953

Da Redação


FONTE: http://www.ubes.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário