segunda-feira, 2 de junho de 2008

Memória 68: Estudantes da UNICENTRO (PR) debateram movimento estudantil e ditadura militar


A atividade, organizada pelo DCE da universidade paranaense, teve a participação de protagonistas de diversas épocas do movimento estudantil

Os estudantes da Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO), por iniciativa do Diretório Central dos Estudantes (DCE), promoveram um debate na última quinta-feira (29), ás 19h30, no mini auditório da universidade. A discussão fez um resgate cronológico de 68 até os dias atuais, e contou com a presença de protagonistas de diversas épocas do movimento estudantil.

Para o médico, ex-preso político e ex-diretor da União Paranaense dos Estudantes (UPE) (67/68) José Ferreira Lopes, o Zequinha, que participou da mesa "Em 68 as contradições eram muito grandes e a bandeira principal do movimento era clara para todo mundo, combater a ditadura, hoje existe uma diversificação de bandeiras, porém muita luta dos estudantes tem sido feita."

"Na década de 90 os estudantes brasileiros lutavam para barrar a implementação do projeto neoliberal no Brasil e sem dúvida a luta atual passa por evitar novas investidas" completou Lisandro César Vieira, Diretor da UPES e UBES (97/98) e Presidente do Centro Acadêmico de História da UNICENTRO em 2001, também participante da mesa.

O diretor de Relações Internacionais da UNE, Alcides dos Anjos Leitão (Jesus), traçou um panorama atual do movimento estudantil. "Bandeiras como Reforma Universitária, Democratização e Qualidade da Educação são temas ainda presentes na vida dos estudantes em toda América Latina, no Brasil temos buscado fazer essa luta na perspectiva da integração de nossa região."

O diretor da UNE concluiu que a atividade cumpriu seu objetivo de proporcionar um espaço de reflexão sobre a participação da juventude e dos estudantes na história do Brasil, entre as décadas de 1960, 80, 90 e dos dias atuais.

Este debate faz parte do projeto "Memória 68: 40 anos depois", conjunto de atividades que ocorreram em todo o país, em homenagem aos 40 anos de maio de 1968.

Fonte: www.ubes.org.br

Link: http://www.une.org.br/home3/movimento_estudantil/movimento_estudantil_2007/m_12576.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário