sábado, 26 de julho de 2008

UBES completa 60 anos


Nesta sexta-feira (25/07), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) completa 60 anos. Sua fundação aconteceu no Colégio Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro, em 1948. Luan Chagas (foto), diretor da União Paranaense dos Estudantes (UPES) em Guarapuava, explica que a UBES tem por objetivo defender os direitos de estudantes e professores e a qualidade da educação de maneira ampla.

Chagas lembra que a entidade esteve presente em muitas lutas históricas do país, como a Campanha "O petróleo é nosso" e pelo voto aos 16 anos, entre outras. Hoje, algumas das lutas dos estudantes em todo o país são pela reserva de vagas em Universidades Públicas a estudantes oriundos do ensino público e pelo passe-livre em transporte coletivo. "Todo mundo fala que o movimento estudantil parou na época do "Fora Collor" e isso é uma mentira. Hoje também temos muitas lutas", ressalta.

Para o futuro da entidade, o jovem espera algo "glorioso, de comemorações pelas conquistas e colocações de novas pautas [reivindicações]". "Enquanto tiver estudantes, terá a UBES e vai ter lutas para melhorar a educação", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário