sábado, 10 de maio de 2008

Estudantes protestam por passe livre e contra fechamento de escolas no Distrito Federal

Cerca de 2 mil jovens ocuparam as ruas de Taguatinga, no Distrito Federal. Eles também reivindicaram passe livre na cidade e a derrubada da Ação Direta de Inconstitucionalidade que impede o direito dos estudantes no transporte público

As ruas de Taguatinga, no Distrito Federal, foram tomadas por cerca de 2 mil estudantes secundaristas nesta sexta-feira (9). Os jovens organizados pela UBES se reuniram para reivindicar o passe livre estudantil, a abertura de escolas à noite, a contratação de professores, a livre circulação da UBES nas escolas e a aceleração de aprendizagem como um apoio e não como uma obrigatoriedade. A manifestação aconteceu em frente à sede do Governo do Distrito Federal, o Buritinga, em Taguatinga.

"A UBES não se calou diante do descaso que o Governo do Distrito Federal para com a educação e mais uma vez os estudantes ocuparam as ruas para deixar claro seu descontentamento. Somos contra o fechamento das escolas das cidades satélites e contra a "Aceleração Obrigatória", que sucateia e desqualifica a educação e queremos passe livre Contra a Ação de Inconstitucionalidade do Governador Arruda, pois inconstitucional é a evasão escolar", disse a diretora da entidade, Thiara Milhomem.

Uma comissão com sete alunos se reuniu com o subsecretário da juventude, Luciano Lima, e com o assessor da Secretaria de Educação, professor José Andrade. Os representantes do governo pediram que os estudantes detalhassem a proposta e voltassem na próxima semana.

De acordo com Andrade, os secretários de Educação e de Transportes estarão no encontro, que ainda não tem data definida. "Tem coisas que só os secretários podem analisar. Nós desconhecíamos essa pauta de reivindicações, mas não temos nenhum motivo para não ter um clima amistoso com os estudantes", garante Andrade.

"O passe livre estudantil é dever do Estado para garantir o acesso gratuito à educação pública de qualidade, é imprescindível que haja garantia do estudante ir e voltar da escola", disse o diretor regional do centro-oeste da UBES, Felipe Lima.


Da Redação
Com Correio Brazieliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário